Nos dias 18, 19 e 20 de março passado, o movimento neo – catecumenal de Araguaína encontraram – se em mais uma convivência dos seus membros. Eram cerca de 106 pessoas, jovens e adultos com a presença dos catequistas e seminaristas itinerantes. Com catequeses, celebrações e vídeos, os participantes receberam formação e reafirmaram o propósito de continuar caminhando.  A convivência contou com a presença do bispo diocesano Dom Giovane que presidiu os momentos celebrativos.O Movimento Neo – Catecumenal (Caminho) foi criado no final dos anos sessenta pelos espanhóis Francisco (Kiko) Argüello e Carmen Hernández nas proximidades de Madri. O neocatecumenato é uma modalidade de iniciação cristã e de educação na fé católica. É um instrumento ao serviço das paróquias para fazer voltar à fé a tanta gente que tenha abandonado. O Neocatecumenato é uma síntese teólogo-catequético, um catecismo, um catecumenato para adultos; um itinerário de formação cristã para o homem contemporâneo.

O caminho catecumenal está presente na diocese de Tocantinópolis nas paróquias de São José Operário e São Sebastião, ambas em Araguaina. Calcula-se que existem aproximadamente 20.000 comunidades do Caminho Neocatecumenal em mais de 6.000 paróquias de 900 dioceses, que agrupam cerca de um milhão de católicos dos cinco continentes. De seu seio surgiram cerca de 3.000 sacerdotes, 1.500 seminaristas e 5.000 religiosas.

5 Respostas

1. Audo on 08 abr 2011

A Paz de Cristo!

Estive lá na convivência e posso afirma que foi muito bom!

Audo Parente

• maria on 07 jun 2011

oi, sou do caminho neo catecumenato do maranhão e agora vou morar em araguaina, gostaria de saber sobre as comunidade que tem, quais os dias de celebração e em qual etapa se encontram. obrigada

• Tatiane Oliveira on 23 mar 2012

Maria,talvez seja tarde eu não sei.Na Paroquia Sao Jose Operário tem duas comunidades: a 1º comunidade celebra as terças feiras as 20:00 hs, e a 2º comunidade as quartas feiras as 20:00 hs e no sabado as 20:00 hs a Eucaristia. a 1º comunidade esta na etapa do Shemá e a segunda esta no pré catecumenato.O endereço é Rua presidente kenedy bairro jk a igreja das escadarias não tem erro.qualquer duvida o telefone da paroquia: 63 3413 1102.

2. maria da gloria on 04 abr 2012

SOU DE IGUATU-CE GOSTARIA DE COMUNICA COM ALGUEM DO CAMINHO, POIS MEU PAI MORA AI .

3. RAFAEL DA SILVA GOMES on 11 nov 2012

GOSTEI MUITO DA JDJ PARABEM PARA OS ORGANIZADORES POIS FIZERAM UMA BOA PROGRAMAÇÃO E DEU TUDO CERTO PARABENS GOSTEI MUITO